segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Fortuna com Outdoor Virtual

Veja o que Alex Tew fez e você pensará o clássico “Por que não pensei nisso antes?”. É tão simples, tão barato, tão lucrativo que levou o estudante de 21 anos da pequena Wiltshire, na Inglaterra, a ficar milionário em menos de cinco meses.

Precisando de dinheiro para o pagamento de sua faculdade, Tew apostou em uma dessas raras idéias originais de ganhar dinheiro: que tal criar uma página na web com 1 milhão de pixels vazios? E por que não vender a anunciantes esses tais pixels, que são pontinhos minúsculos que compõem as imagens exibidas no computador?

E foi isso o que Tew fez. Ele conseguiu convencer empresas e pessoas a investirem um dólar por cada pixel ou, ainda, US$ 100 por cada bloco de 10 por 10 pixels. Em contrapartida, os investidores tiveram pequeninos cartazes coloridos e micro logotipos publicados na homepage do universitário. Quem clica em algum pedacinho dessa bagunça é levado à página de um dos anunciantes.

Mas o estudante não parou por aí. Ele teve a ousadia de denominar essa nova monstruosidade do marketing como The Million Dollar Homepage (A Página de Um Milhão de Dólares). Isso porque o intuito de Tew com a sua “maravilha” recém-criada era justamente ganhar US$ 1 milhão.

E não é que ele alcançou esse objetivo? Exatamente às 19h42min28s (horário de Brasília) da última quarta, Tew colocou um sinal de “vendido” na Million Dollar Homepage (www.milliondollarhomepage.com). Há 15 dias atrás, ele pôs os últimos pixels à venda no site norte-americano de leilões eBay. O lance inicial era de US$ 1 dólar pelo lote de mil pixels. O martelo foi batido na semana passada. O comprador foi uma empresa de internet dos EUA, a Netnutri.com, que pagou US$ 38.100 pelo lote. No final, o lucro total de Tew com o seu empreendimento foi maior do que o planejado: ao total, ele levou US$ 1.037.100. “Nunca imaginei que as coisas chegariam a isso”, diz Tew, cujo investimento inicial para montar a página foi menos de US$ 100.

No início, mesmo sem muita confiança, Tew achou que a idéia tinha algum potencial. Então, resolveu arriscar para ver no que dava. “Me perguntei: ‘Como posso me tornar um milionário?’ Vinte minutos mais tarde, obtive a resposta”, disse ele.

O fenômeno que ele criou foi classificado por algumas pessoas como um conceito transformador no marketing online – ou terreno livre para spams, anúncios em banners e pop-ups. Outros dizem que é uma aberração única do marketing que nunca vai ser repetida.

Seja o que for, o site Million Dollar Homepage não é bonito, mesmo completo e tendo pela frente uma vida útil de cinco anos.

Tew chama a sua criação de “uma grande colagem de diferentes anúncios coloridos”. Parece um outdoor com desenhos de asteróides. Pense no livro infantil Onde Está Wally?, só que mais fragmentado e sem o Wally. É como se você juntasse de uma só vez todos os anúncios de pop-up que uma pessoa conseguirá abrir em sua vida inteira.

Mas a beleza conceitual da pagina é o fato de ela não ser planejada: a disposição dos anúncios é feita totalmente ao acaso. Os compradores criam pequenos anúncios e decidem, em um espaço de 10 mil blocos, onde querem colocar a sua propaganda.

São mais de 2 mil anúncios, e as dimensões vão do tamanho de selos a confeitos, onde, inclusive, são exibidas chamadas que, normalmente, seriam censuradas por filtros de spam, como anúncios de jogatinas virtuais e páginas de pornografia.

No primeiro mês de funcionamento, o site alcançou 200 mil visitantes únicos por dia e mais de 3,2 milhões nas duas últimas semanas. “Quanto mais as pessoas comentavam sobre o meu site, mais dinheiro eu fazia”, diz o agora milionário Tew. “E quanto mais dinheiro eu fazia, mais as pessoas falavam do meu site.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que esta ideia numa versão portugesa não era má de todo...

Mauro
xcubic_m@hotmail.com