quinta-feira, 21 de junho de 2007

COMO O ORKUT GANHA DINHEIRO???

Se tem uma coisa que me intriga é ver sites de grande porte como Orkut sem propaganda nenhuma. Como esse site ganha dinheiro???

Bom, agora irei responder a esta pergunta:

Imagine vocês, lançam um produto sem fins lucratrivos e simplismente tomam conta do mercado de entreterimento e diversão na web, conseguem atrair milhões de internautas e etc. A marca ORKUT é uma das atuais marcas mais valiosas da rede. O principal motivo do ORKUT é montar um banco de dados com e-mails para depois a google enviar noticias de produtos, de novidades, enfim, existem vários negócios por traz do SITE em si. Sem falar que a Google vai agregando mais e mais pretigio e "patrimonio" a marca. Empresas pagam para Google manter algumas comunidades especificas, compram a deleção de outras que denigrem marcas... e por ai vai.
Fora do Brasil o Orkut tem um Concorrente muito forte que é o MySpace, praticamente a mesma coisa porém no BR o MySpace não se criou... AINDA!

É, mas como a tentação é grande:

O Orkut já estava fazendo alguns testes, mas agora é oficial. Ele passa a fazer parte da rede de anúncios do Google. Faz tempo que o mercado estava esperando por isto. Os anúncios serão em formato texto e gráfico. O foco serão as páginas de comunidade e a página de busca de comunidades. Os anúncios serão exibidos aos poucos.
Para os anunciantes é uma ótima notícia, pois eles conseguirão impactar um dos sites mais acessados e com maior tempo de permanência no Brasil com a vantagem da relevância dos links patrocinados. Para o Google também é muito bom, pois eles conseguem monetizar o serviço e mostra que o Google Brasil sabe como aproveitar oportunidades.
Detalhe, os anúncios no Orkut serão introduzidos gradualmente, por isso, pode acontecer de você ainda não ver.

Outra questão:

Digamos que eu tenha uma comunidade com 50 -100 mil membros. O Google vai inserir seus anúncios nela e o proprietário não vai levar nenhuma fatia desse bolo?
É dele o trabalho de moderar, gerenciar os membros etc. Isso poderia ser pensado também…

Usuários do Orkut:

Brasil representa pouco mais que 50% dos cadastros do Orkut, em segundo lugar vem os Estados Unidos (18,88%) e em terceiro a Índia (15,34%). Isso segundo dados do próprio Orkut!

Nenhum comentário: